A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Authors

  • Advanusia Santos Silva de Oliveira Secretaria Municipal da Educação de Aracaju
  • Rute Alves Brasileiro
  • Ádria Maria Ribeiro Rodrigues

Abstract

Este artigo objetiva agregar embasamentos teóricos sobre a comunicação aumentativa e alternativa (CAA) para o desenvolvimento de pessoas com deficiência, com o  intuito de contribuir no âmbito educacional. Nessa perspectiva, o presente artigo pode contribuir com pesquisas futuras e servir como base teórica para  profissionais que desejam pesquisar o tema, bem como fundamentar sua prática profissional . Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da descrição de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico. Como resultado entendeu-se a relevância  da discussão sobre o tema no contexo educacional, uma vez que a comunicação aumentativa e alternativa (CAA) é de suma importância  para a interação das pessoas com deficiência com o mundo que as cercam, e a participação no âmbito social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Advanusia Santos Silva de Oliveira, Secretaria Municipal da Educação de Aracaju

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior (FSLF), Psicopedagogia Clínica e Institucional (FSLF), Atendimento Educacional Especializado (AEE- FAVENI), Alfabetização e Letramento (FAVENI) e Libras (FAVENI). Graduada em Letras-Português /Espanhol pela Universidade Tiradentes (2009) e em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Técnica em Turismo (CEFET/SE). Atualmente é professora concursada - Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura de Aracaju/SE e Professora substituta de Espanhol pela Secretaria Estadual em Educação. Tem experiência na área de Letras- Português /Espanhol; Turismo; Pedagogia e Psicopedagogia Clínica/ Institucional; Didática e Metodologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de espanhol; O lúdico; Aprendizagem colaborativa; Educação inclusiva; TDIC e Formação de educadores. Membro dos Grupos de Pesquisa GEPIED (UFS) e APOGEU (UFS).

Rute Alves Brasileiro

Especialista em Educação Especial e Ensino Religioso pela FACESITA/MG. Graduada em Pedagogia pela UNIT/SE.; Pós-graduanda em Neuropsicologia pela FACESITA/MG.

Ádria Maria Ribeiro Rodrigues

Doutoranda em Educação pela UNIT/SE, Mestre em Educação pela UFMT. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo Diadorim Estudos de Gênero.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3011-6931.

Published

2024-05-24

How to Cite

de Oliveira, A. S. S., Alves Brasileiro , R., & Ribeiro Rodrigues , Ádria M. . (2024). A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16961

Issue

Section

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade