PEDAGOGIA CONECTADA:

FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM REDE

Autores/as

Resumen

Com o avanço das tecnologias digitais, as redes sociais têm se tornado parte cotidiana de nossas vidas. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as publicações e postagens realizadas pelo perfil @meninasdadedagogia em diálogo com o contexto formativo das licenciandas. Amparamos a pesquisa na seguinte questão: como as práticas realizadas com  perfil @meninasdapedagogia tem potencial formativo no contexto da graduação em Pedagogia? As escolhas metodológicas adotam uma abordagem qualitativa (GONÇALVES, 2011), utilizando a Netnografia (KOZINETS, 2014) como método para a construção do trabalho. O campo consiste em um perfil do Instagram, em que as publicações são o foco da pesquisa, realizadas em colaboração por 12 discentes ao longo do curso em Pedagogia na Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB). Os resultados demonstraram que a inserção de práticas em tecnologias ainda no contexto da graduação tem potencial formativo significativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

CHEILA RAIANE MENEZES OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFS), Pedagoga (FANEB). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (Ecult/UFS/CNPQ). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4228-1093 E-mail: <cheila.raiane@gmail.com>.

Paulo Marques de Oliveira Silva

Graduado em Jornalismo e graduando em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (Ecult/UFS/CNPQ). ORCID: https://orcid.org/0009-0005-9811-1124 E-mail: <paulomarque.s@academico.ufs.br>.

Daniele Santana de Melo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFS), Pedagoga pela Faculdade Pio Décimo, Professora contratada pela Secretaria do Estado em Educação (SEDUC), Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPq).ORCID.https://orcid.org/0000-0003-3727-2061 E-mail: dani7melo

Publicado

2024-05-24

Cómo citar

MENEZES OLIVEIRA, C. R., de Oliveira Silva, P. M., & Santana de Melo, D. (2024). PEDAGOGIA CONECTADA: : FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM REDE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16931

Número

Sección

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias