PEDAGOGIA CONECTADA:

FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM REDE

Authors

Abstract

Com o avanço das tecnologias digitais, as redes sociais têm se tornado parte cotidiana de nossas vidas. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as publicações e postagens realizadas pelo perfil @meninasdadedagogia em diálogo com o contexto formativo das licenciandas. Amparamos a pesquisa na seguinte questão: como as práticas realizadas com  perfil @meninasdapedagogia tem potencial formativo no contexto da graduação em Pedagogia? As escolhas metodológicas adotam uma abordagem qualitativa (GONÇALVES, 2011), utilizando a Netnografia (KOZINETS, 2014) como método para a construção do trabalho. O campo consiste em um perfil do Instagram, em que as publicações são o foco da pesquisa, realizadas em colaboração por 12 discentes ao longo do curso em Pedagogia na Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB). Os resultados demonstraram que a inserção de práticas em tecnologias ainda no contexto da graduação tem potencial formativo significativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

CHEILA RAIANE MENEZES OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFS), Pedagoga (FANEB). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (Ecult/UFS/CNPQ). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4228-1093 E-mail: <cheila.raiane@gmail.com>.

Paulo Marques de Oliveira Silva

Graduado em Jornalismo e graduando em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (Ecult/UFS/CNPQ). ORCID: https://orcid.org/0009-0005-9811-1124 E-mail: <paulomarque.s@academico.ufs.br>.

Daniele Santana de Melo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFS), Pedagoga pela Faculdade Pio Décimo, Professora contratada pela Secretaria do Estado em Educação (SEDUC), Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPq).ORCID.https://orcid.org/0000-0003-3727-2061 E-mail: dani7melo

Published

2024-05-24

How to Cite

MENEZES OLIVEIRA, C. R., de Oliveira Silva, P. M., & Santana de Melo, D. (2024). PEDAGOGIA CONECTADA: : FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM REDE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16931

Issue

Section

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias