A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: FUNDAMENTOS LEGAIS, SABERES E PRÁTICA REFLEXIVA

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RESUMO

O presente artigo aborda um conjunto de reflexões sobre os fundamentos legais do Curso de Pedagogia no Brasil, destacando as finalidades da referida formação acadêmica em diferentes momentos da sua história, suscitando ainda, discussões acerca das dos saberes necessários à prática educativa reflexiva exigidas aos professores, Ancorados em pensadores que discutem a formação crítico-reflexiva dos professores, procuramos estabelecer sintonia entre o pensamento freireano e outros estudiosos, a exemplo de Libâneo (2001), Pimenta (2002), Gómez (1997). O estudo em questão trata-se de uma revisão de literatura, com abordagem analítica qualitativa, objetivando o aprofundamento das discussões acerca do Curso de Pedagogia e o processo formativo dos educadores, delineando assim caminhos que vislumbrem uma formação pautada nas dimensões político-pedagógico e científico-investigativa dos profissionais da educação.

 

Palavras-chave: Pedagogia. Práticas. Reflexão. Saberes.

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Publicado

2021-11-25

Cómo citar

Batista dos Santos, V., & Andriani Maria, V. (2021). A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: FUNDAMENTOS LEGAIS, SABERES E PRÁTICA REFLEXIVA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15347

Número

Sección

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)