A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: FUNDAMENTOS LEGAIS, SABERES E PRÁTICA REFLEXIVA
Abstract
RESUMO
O presente artigo aborda um conjunto de reflexões sobre os fundamentos legais do Curso de Pedagogia no Brasil, destacando as finalidades da referida formação acadêmica em diferentes momentos da sua história, suscitando ainda, discussões acerca das dos saberes necessários à prática educativa reflexiva exigidas aos professores, Ancorados em pensadores que discutem a formação crítico-reflexiva dos professores, procuramos estabelecer sintonia entre o pensamento freireano e outros estudiosos, a exemplo de Libâneo (2001), Pimenta (2002), Gómez (1997). O estudo em questão trata-se de uma revisão de literatura, com abordagem analítica qualitativa, objetivando o aprofundamento das discussões acerca do Curso de Pedagogia e o processo formativo dos educadores, delineando assim caminhos que vislumbrem uma formação pautada nas dimensões político-pedagógico e científico-investigativa dos profissionais da educação.
Palavras-chave: Pedagogia. Práticas. Reflexão. Saberes.
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