A TECNOLOGIA ASSITIVA COMO ÁREA DE APRENDIZAGEM: UMA REALIDADE DO CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO JOÃO CARDOSO NASCIMENTO JUNIOR – ARACAJU – SE

Authors

  • Anderson de Araújo Reis SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SERGIPE

Keywords:

Área de Aprendizagem, Educação Especial, Processos Pedagógicos, Tecnologia Assistiva.

Abstract

O presente artigo trata-se de uma pesquisa empírica que tem como objetivo discutir a inserção da Tecnologia Assistiva – TA do Centro de Atendimento Educacional Especializado João Cardoso Nascimento Junior – Aracaju – SE a partir da Resolução nº 326/2017 de 28/09/2017 como área de aprendizagem no atendimento de crianças e adolescentes com deficiência. A T.A consiste em um conjunto de conhecimentos pedagógicos, teóricos e práticos com finalidade de promover o desenvolvimento das potencialidades da Pessoa com Deficiência (PcD) prevista na organização curricular e no Projeto Político Pedagógico do Centro, fator colaborador no desenvolvimento de dispositivo afirmativo habilidades e competências na perspectiva de eliminar barreiras para a plena participação dos alunos público alvo da Educação Especial e de inovação nos processos e práticas  pedagógicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Anderson de Araújo Reis, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SERGIPE

Mestre em Educação/UFS. Especialista em Docência no Ensino Superior, Bacharel em Biomedicina, Licenciado em Ciências Biológicas. Professor da Rede Pública Estadual de Sergipe. Diretor do Centro de Atendimento Educacional Especializado João Cardoso do Nascimento Junior. Membro do Núcleo de Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assitiva – NUPITA

References

BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assitiva, CDI. Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil. Porto Alegre, 2008.

BRASIL, Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Presidência da República. Acesso em 10 de novembro de 2017 através do endereço eletrônico: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/.../L13146.htm.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Dez. 1996.

DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do conhecimento. São Paulo: Vozes, 2001.

FRANÇA, Lilian Cristina Monteiro; FERRETE, Anne Alilma Souza; GOUY, Guilherme Borba. (Org.). Educação à distância: ambientes virtuais, TICS e universidades abertas. Aracaju, Sergipe: Editora Criação, 2010.

GALVÃO Filho, T. Favorecendo práticas pedagógicas inclusivas por meio da Tecnologia Assistiva. In: NUNES, L. R. O. P.; PELOSI, M. B.; WALTER, C. C. F. (orgs.). Compartilhando experiências: ampliando a comunicação alternativa. Marília: ABPEE, p.71-82, 2011.

GALVÃO Filho, T.; GIROTO, C. Las tecnologías de información y comunicación y su relación con la educación especial en Brasil. In: Heredero, E. et al (Orgs.). Tecnologias de la información y comunicación en educación especial. Alcalá de Henares/España: Publicaciones de la Universidad de Alcalá, 2014, p. 123-147.

SOUZA, Rita de Cácia Santos. Educação inclusiva e deficiência visual. São Cristóvão - SE, Editora Criação, 2012.

STAINBACK, Susan; STRAINBACK, Willian. Inclusão: um guia para educadores. Trad. Magda França Lopes. Porto Alegre. Artmed. 1999.

VIGOTSKI, Liev Semiónovich. Obras Completas: fundamentos da defectología. Tomo V. Trad. Lic. Ma. del Carmen Ponce Fernández. Ciudad de La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1989

Published

2018-10-24

How to Cite

de Araújo Reis, A. (2018). A TECNOLOGIA ASSITIVA COMO ÁREA DE APRENDIZAGEM: UMA REALIDADE DO CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO JOÃO CARDOSO NASCIMENTO JUNIOR – ARACAJU – SE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9090

Issue

Section

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade