O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Alfabetização. Escrita. Leitura. LetramentoResumo
A realidade atual exige transformações profundas na prática pedagógica. Em virtude disso, a temática alfabetização e letramento vêm sendo uma preocupação constante na educação e, através desse estudo buscou-se refletir sobre as práticas de ensino da leitura, escrita e compreensão de mundo. O objetivo é fazer uma breve reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Enquanto procedimento metodológico foi considerado o critério de classificação da pesquisa proposto por Vergara (2010), quanto aos fins e quanto aos meios. Quanto aos fins, adotou-se a pesquisa qualitativa. Quanto aos meios para a obtenção das informações necessárias à fundamentação teórica, a pesquisa utilizada foi à bibliográfica. Constatou-se que o letramento é um procedimento continuado de conhecimento, mas, além disso, é ainda uma ferramenta que desenvolve o pensamento crítico, sendo um manancial de contextos para melhor compreender a sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.