REFELEXÕES DOS PROFESSORES SOBRE A APRENDIZAGEM PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Palavras-chave:
Palavras-chave, Reflexão. Aprendizagem profissional. Docência. Educação superior.Resumo
RESUMO: A discussão acerca da formação profissional para o exercício da docência na educação superior compõe um campo em que há necessidades em termos de investimento na prática de ensinar. A aprendizagem do professor da educação superior é o tema deste estudo. Os estudos sobre a formação docente embasam a opção para a análise teórica. Estas se amparam em idéia de que a aprendizagem é um processo mais vivencial e integrador do que a formação contínua. Entender como a aprendizagem para a docência de professores que atuam em uma instituição particular brasileira de educação superior foi objetivo deste estudo. Compreender como as experiências profissionais são interpretadas por estes professores e analisar como estas contribui para a sua constituição profissional complementaram esta proposta. A abordagem qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada permitiu a coleta de dados. Os resultados apresentam que os professores da Instituição de Ensino Superior pesquisada não elegeram a docência como profissão inicial; as experiências profissionais foram marcadas por tentativas e erros e a solução dos problemas ocorria a partir de suas próprias experiências; ea responsabilidade pelo fracasso e sucesso profissionais está atrelada ao perfil dos estudantes. A natureza complexa da universidade e da profissão docente é uma realidade. O professor, no contexto da universidade pesquisada, tende a analisar o seu papel profissional de forma reducionista, caracterizando a sua atividade como intelectual e à docência como secundária ou inexistente. A formação para a docência se constitui como um processo primordial no exercício da profissão.
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