A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA COMO PORTA DE ENTRADA DO INDIVÍDUO AO SEU LUGAR SOCIAL DE DIREITO

Autores

  • Anderson Ferreira Lopes Faculdade Dom Pedro II
  • Ariane da Silva Cunha de Jesus Faculdade Dom Pedro II

Palavras-chave:

Comunidade, Educação, Transformação Social, Educação Transformadora

Resumo

Com o intuito de analisar e ratificar a Educação Transformadora como motor possibilitador do despertar crítico do indivíduo quanto ao seu papel ativo na sociedade, foi realizada uma pesquisa-ação constituída de duas partes no bairro Jardim Campo Novo, localizado no município de Lagarto/SE. A primeira, desenvolveu-se por meio de observação e entrevista semiestruturada e, a segunda, realizou-se através de um evento prático, solidário e humanitário, que se deu com o intuito de possibilitar àquela comunidade oportunidades de conscientizar-se quanto à importância da educação como porta de entrada a ascensão social. Como resultados obtidos, ficam em evidência as práticas educativas que foram efetivadas nesse local, que contribuíram de modo significativo para a inclusão dos sujeitos em seu meio, por possibilitá-los vivências, até então não experimentadas, bem como, proporcionar situações ímpares de aprendizagens e de conhecimento a respeito da vida em comunidade.

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Biografia do Autor

Anderson Ferreira Lopes, Faculdade Dom Pedro II

Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Dom Pedro II.

Ariane da Silva Cunha de Jesus, Faculdade Dom Pedro II

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Dom Pedro II.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Lopes, A. F., & de Jesus, A. da S. C. (2018). A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA COMO PORTA DE ENTRADA DO INDIVÍDUO AO SEU LUGAR SOCIAL DE DIREITO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8810

Edição

Seção

GT2 - Educação e Ciências Humanas e Socialmente Aplicáveis