ENSINO DE GEOMETRIA: AÇÕES DO PIBID E A TEORIA DE VAN HIELE
Palavras-chave:
PIBID. Ensino de geometria. Prática docente.DesafiosResumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Matemática do Campus São Cristóvão-SE é subdividido em quatro grupos. O grupo ao qual fazemos parte, ao observar a realidade do ensino de geometria, percebeu a carência no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos desse campo se comparados aos demais campos da Matemática. Diante desta realidade e buscando suporte na teoria do casal van Hiele, nós juntamente com os demais integrantes deste grupo, decidimos desenvolver um trabalho com ênfase no ensino da geometria. O presente trabalho tem como objetivo tratar do ensino de geometria e, principalmente, relatar as dificuldades encontradas por nós, bolsistas de iniciação à docência (ID), na aplicação de atividades com foco na geometria em escolas públicas da rede estadual, em turmas de anos finais do ensino fundamental e médio. Os principais autores que referenciam este trabalho são Lorenzato (1995); van de Walle (2009) Villiers (2010), dentre outros.
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