ENSINO DE GEOMETRIA: AÇÕES DO PIBID E A TEORIA DE VAN HIELE

Autores

  • Narinha Mylena Rocha da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Marcela Lima Santos Universidade federal de Sergipe
  • Amanda Jesus Ramos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

PIBID. Ensino de geometria. Prática docente.Desafios

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Matemática do Campus São Cristóvão-SE é subdividido em quatro grupos. O grupo ao qual fazemos parte, ao observar a realidade do ensino de geometria, percebeu a carência no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos desse campo se comparados aos demais campos da Matemática. Diante desta realidade e buscando suporte na teoria do casal van Hiele, nós juntamente com os demais integrantes deste grupo, decidimos desenvolver um trabalho com ênfase no ensino da geometria. O presente trabalho tem como objetivo tratar do ensino de geometria e, principalmente, relatar as dificuldades encontradas por nós, bolsistas de iniciação à docência (ID), na aplicação de atividades com foco na geometria em escolas públicas da rede estadual, em turmas de anos finais do ensino fundamental e médio. Os principais autores que referenciam este trabalho são Lorenzato (1995); van de Walle (2009) Villiers (2010), dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Narinha Mylena Rocha da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal de Sergipe; Bolsista do Pibid/UFS; Bolsista voluntária do PIBIC/UFS.

Marcela Lima Santos, Universidade federal de Sergipe

Graduanda em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal de Sergipe; Bolsista do Pibid; Voluntária do PIBIC/UFS; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa CNPq EDUCON/UFS.

Amanda Jesus Ramos, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal de Sergipe; bolsista do Pibid; Voluntária do PIBIC/UFS.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Rocha da Silva, N. M., Santos, M. L., & Ramos, A. J. (2018). ENSINO DE GEOMETRIA: AÇÕES DO PIBID E A TEORIA DE VAN HIELE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8790

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas