FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS
Palavras-chave:
Educação profissional, Ensino profissional, Formação de professores, Formação docente, Mapeamento sistemático.Resumo
Este trabalho buscou caracterizar o estado de conhecimento acerca da formação docente para a educação profissional, a partir de publicações no portal de periódicos da CAPES até o ano de 2017. Utilizou-se como procedimento metodológico o mapeamento sistemático, sob um protocolo de pesquisa que visou identificar como é abordada a formação de professores para esse ramo educacional nas produções científicas, no tocante aos tipos de cursos para docentes e ao âmbito de aplicação da formação. Os resultados indicaram apenas cinco produções relacionadas ao tema, restritas a dois periódicos, focando-se em proposições de formação por meio da educação continuada e licenciatura específica, e aplicando-se a professores de todos os níveis de educação profissional. Dessa forma, o cenário identificado neste mapeamento aponta fragilidades que permeiam o conhecimento sobre a formação de professores desse campo educacional.Downloads
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Publicado
2018-10-24
Como Citar
Sabino, R. F., & Rocha, F. G. (2018). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8645
Edição
Seção
GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
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