HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTE DIGITAL: TECNOLOGIA COMO PONTES DE ACESSO

Autores/as

  • Mirelli Macedo de Andrade Universidade Tiradentes
  • ESTER Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento UNIT

Resumen

Na perspectiva da História Cultural, este texto insere-se na História da Educação e na História do Livro e sua relação com as tecnologias digitais. Com isso, esse trabalho teve o objetivo analisar a contribuição da Biblioteca Digital de História da Educação como ferramenta educativa que possibilita a ampliação do conhecimento sobre a formação educacional brasileira. O referencial teórico-metodológico ancora-se em Ginzburg (2007), com o método indiciário, em Nascimento (2007), para tratar dos impressos protestantes, em Porto (2009), pelos processos de divulgação científica, e, em Faria Filho (2000), por tratar da relação dentre a História da Educação e as novas tecnologias. Portanto, a Biblioteca Digital de História da Educação foi criada para difundir uma documentação histórica dando acesso a informações de caráter pedagógico e religioso, disponibilizando aos pesquisadores conhecer mais os elementos debatidos pela literatura de uma época remota, em que os impressos se tornaram um dos principais meios de comunicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-11-01

Cómo citar

Macedo de Andrade, M., & Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, E. (2025). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTE DIGITAL: TECNOLOGIA COMO PONTES DE ACESSO. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17107

Número

Sección

GT 02 - Educação, Comunicação: fundamentos e teorias