Pesquisas Acadêmicas sobre Educação de Jovens e Adultos no Brasil: mapeando a região nordeste
Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos. Educação Comparada. Práticas Educativas. Centros Educativos.Resumen
Este trabalho compõe a pesquisa de doutorado em educação, que tem como objetivo principal analisar as práticas educativas voltadas à Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, utiliza-se a abordagem qualitativa desenvolvendo o estudo comparado entre Centros Educativos dedicados à EJA, no Brasil e nos Estados Unidos da América. O propósito deste texto é apresentar uma parte da pesquisa com dados do levantamento bibliográfico de estudos sobre EJA, realizados na região nordeste do Brasil. A metodologia consistiu na investigação de Teses de Doutorado em Educação disponíveis nos repositórios das bibliotecas universitárias. A finalidade foi verificar se existem pesquisas semelhantes ao enfoque que este trabalho se propõe, identificando lacunas e, assim, cumprir o parâmetro de ineditismo. Os critérios para seleção foram: Objeto principal – EJA; Método – educação comparada; Foco – centros educativos e práticas educativas. Como um dos resultados desse levantamento, a partir da catalogação de 2.512 Teses, foram encontradas 63 pesquisas da EJA (2,5%). Considerando o contexto nacional brasileiro de 11,3 milhões de jovens e adultos analfabetos (6,8%), observou-se baixa percentagem de pesquisas realizadas no nordeste relacionadas à EJA (IBGE, 2019). Portanto, esses dados sinalizam maior atenção dos pesquisadores, com mais produção de pesquisas da EJA.
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Derechos de autor 2022 Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação - SEPED

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