Pesquisas Acadêmicas sobre Educação de Jovens e Adultos no Brasil: mapeando a região nordeste
Keywords:
Educação de Jovens e Adultos. Educação Comparada. Práticas Educativas. Centros Educativos.Abstract
Este trabalho compõe a pesquisa de doutorado em educação, que tem como objetivo principal analisar as práticas educativas voltadas à Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, utiliza-se a abordagem qualitativa desenvolvendo o estudo comparado entre Centros Educativos dedicados à EJA, no Brasil e nos Estados Unidos da América. O propósito deste texto é apresentar uma parte da pesquisa com dados do levantamento bibliográfico de estudos sobre EJA, realizados na região nordeste do Brasil. A metodologia consistiu na investigação de Teses de Doutorado em Educação disponíveis nos repositórios das bibliotecas universitárias. A finalidade foi verificar se existem pesquisas semelhantes ao enfoque que este trabalho se propõe, identificando lacunas e, assim, cumprir o parâmetro de ineditismo. Os critérios para seleção foram: Objeto principal – EJA; Método – educação comparada; Foco – centros educativos e práticas educativas. Como um dos resultados desse levantamento, a partir da catalogação de 2.512 Teses, foram encontradas 63 pesquisas da EJA (2,5%). Considerando o contexto nacional brasileiro de 11,3 milhões de jovens e adultos analfabetos (6,8%), observou-se baixa percentagem de pesquisas realizadas no nordeste relacionadas à EJA (IBGE, 2019). Portanto, esses dados sinalizam maior atenção dos pesquisadores, com mais produção de pesquisas da EJA.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação - SEPED

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.