PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL

Autores/as

  • Juliano Santos Nascimento Junior Faculdade Dom Pedro II
  • Lana Glícia Veiga Feitosa Oliveira Faculdade Dom Pedro II
  • Marcia Alves de Carvalho Machado Universidade Tiradentes

Palabras clave:

Micro e Pequenas Empresas, Planejamento Tributário, Simples Nacional.

Resumen

Este trabalho procurou identificar e analisar como as micro e pequenas empresas devem se planejar tributariamente, de modo que aproveitem esse planejamento tributário para a sua tomada de decisões e assim permanecer por mais tempo no mercado. Trata-se de uma pesquisa teórica com utilização de pesquisa bibliográfica, na qual foram consultados livros, artigos científicos e a legislação vigente referentes ao objeto de estudo. Contatou-se que o empreendedor deve reconhecer que a importância do planejamento tributário para o processo decisório. Pensar com antecedência, fazer simulações, preparar e buscar profissionais que possam contribuir, sempre são aspectos fundamentais que conduzem a empresa à economia de impostos em conformidade com a legislação tributária são ações que visam maior lucratividade. Constata-se que as microempresas já estão se planejando quanto aos seus tributos quando optam pelo Simples Nacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliano Santos Nascimento Junior, Faculdade Dom Pedro II

Graduando de Ciências Contábeis pela Faculdade Dom Pedro II Sergipe.

Lana Glícia Veiga Feitosa Oliveira, Faculdade Dom Pedro II

Professora especialista do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dom Pedro II e da Faculdade Jardins. 

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Nascimento Junior, J. S., Oliveira, L. G. V. F., & Machado, M. A. de C. (2018). PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9210

Número

Sección

GT10 - Práticas Investigativas na Educação Superior