EDUCAÇÃO DA JUVENTUDE NO BRASIL, DIRETRIZES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EJA

Autores/as

  • Ranúsia Pereira Silva
  • Ada Augusta Celestino Bezerra

Palabras clave:

Políticas públicas, Educação de jovens e adultos, Escola, Juventude.

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir  as políticas públicas brasileiras para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas últimas décadas, trazendo para pauta a temática da juventude, e focalizando a discussão para as estatísticas nacionais. Esta discussão, enfocando aspectos da categoria juventude na EJA questiona a sua relação com esta sociedade e que tipo de política pública vem respondendo aos anseios dessa população que surge com mais intensidade nas escolas que atendem a modalidade da EJA. Apresentaremos uma reflexão, partindo da  literatura que fundamenta a temática sobre a Educação de Jovens e Adultos – EJA onde autores como Abramo (2007),Bezerra(2015),Cury(2002)Haddad et al (2000),Lassance(2005), Guimaraes(2005) e Sposito (1997) estabelecem um diálogo sobre a temática. Para atender ao objetivo em questão, utilizamos a pesquisa bibliográfica existente,a análise  das  estatísticas nacionais sobre as políticas públicas e a juventude, em que  se observa traços significativos de uma política em parte distante e excludente do tema em questão.

 

 

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Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Pereira Silva, R., & Celestino Bezerra, A. A. (2018). EDUCAÇÃO DA JUVENTUDE NO BRASIL, DIRETRIZES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EJA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9202

Número

Sección

GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos