O ESPAÇO GEOGRÁFICO NA CONFLUÊNCIA ENTRE O LIVRO DIDÁTICO E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Autores/as

  • José Danilo Santos Cavalcanti de Araujo Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

Espaço Geográfico, Ideologia, Ensino-Aprendizagem

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a discussão sobre o conceito Espaço Geográfico no livro didático. A escolha deste material justifica-se mediante sua ampla utilização na Educação Básica, sendo por isso utilizado como veículo para a propagação de informações e ideologias que podem contribuir para a compreensão/ocultamento do real. Para a operacionalização da pesquisa foram realizados como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, direcionada a leitura e análise reflexiva de artigos, livros, dissertações e teses que abordam a temática em tela e a pesquisa documental que compreendeu a análise do livro didático e dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. Diante disso, constatou-se que o material didático tem se apoiado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, seguindo uma tendência de compreensão do Espaço Geográfico a partir do espaço vivido do aluno, mas sem buscar compreender as contradições da realidade em sua totalidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Danilo Santos Cavalcanti de Araujo, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Geografia Licenciatura - UFS

Mestrando em Geografia - PPGEO/UFS

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Santos Cavalcanti de Araujo, J. D. (2018). O ESPAÇO GEOGRÁFICO NA CONFLUÊNCIA ENTRE O LIVRO DIDÁTICO E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9158

Número

Sección

GT2 - Educação e Ciências Humanas e Socialmente Aplicáveis