RELAÇÕES DE GÊNERO E A FORMAÇÃO DE GRUPOS NAS BRINCADEIRAS ENTRE PARES DE CRIANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Rafaely Karolynne do Nascimento Campos UFS

Palabras clave:

Brincadeiras. Educação Infantil. Relações de gênero.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discutir as relações de gênero na formação dos grupos entre os pares de idades nas ocasiões de brincadeiras coletivas dentro do contexto da educação infantil. Essa questão será discutida a partir de episódios de brincadeira de crianças de três anos em que as formações dos grupos brincantes e as questões de gênero ganham destaque no decorrer das situações interativas. Os dados foram produzidos na perspectiva etnográfica, com o uso de videogravações e descritos em sequência interativa denominada de episódio. Os dados revelam indicadores de que a questão de gênero não era um fator central na diferenciação dos grupos de amizades para formação dos grupos de brincadeira. Apontam também como as crianças estão construindo conhecimento a respeito das relações sociais em função de gênero nas interações com seus pares.

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Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Campos, R. K. do N. (2018). RELAÇÕES DE GÊNERO E A FORMAÇÃO DE GRUPOS NAS BRINCADEIRAS ENTRE PARES DE CRIANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9149

Número

Sección

GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos