DESAFIOS E PERSPECTIVAS: O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA SURDOS INCLUSO EM ESCOLA REGULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Palabras clave:
Educação Inclusiva, Aluno Surdo, Escola Regular, Ensino de MatemáticaResumen
Esse artigo é fruto de uma pesquisa realizada na Escola Municipal Alice Lopes Maia, na cidade de Filadélfia/BA. Teve como objetivo investigar a inclusão de um aluno surdo no ensino regular, observando as dificuldades da escola em receber esses alunos e os desafios enfrentados pelo educador ao ensinar Matemática a uma classe regular, cujas turmas são compostas de alunos surdos e ouvintes. Para tanto, como abordagem metodológica foi utilizado uma pesquisa qualitativa, apresentando um questionário a diretora da escola e a professora que leciona a disciplina de Matemática para o aluno surdo contendo perguntas abertas e fechadas. No resultado da pesquisa percebe-se, que a professora, quanto a escola, não estão preparados para atender esses alunos e suas respectivas peculiaridades. Desta forma, torna-se um desafio tanto para escola quanto para o professor a inclusão de aluno surdo no ensino regular, pois não se sentem preparados para receber esses alunos. É necessário que a escola como um todo seja um espaço inclusivo, oferecendo igualdade de oportunidade aos educandos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-10-24
Cómo citar
Santana, A. S. de, Rios, P. P. S., & Vieira, A. R. L. (2018). DESAFIOS E PERSPECTIVAS: O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA SURDOS INCLUSO EM ESCOLA REGULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9133
Número
Sección
GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade
Licencia
Derechos de autor 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.