JUVENTUDES RURAIS DE RORAIMA: Processos de construção identitária.

Autores/as

  • Adeline Araújo Carneiro Farias Instituto Federal de Roraima
  • Jocelaine Oliveira dos Santos Instituto Federal de Sergipe
  • Daygles Maria de Souza Lima Instituto Federal de Roraima

Palabras clave:

Educação rural, Juventudes, Identidades, Tensão rural-urbano

Resumen

Esse artigo apresenta uma análise procedente de uma pesquisa que teve por objetivo compreender os significados que os jovens rurais que vivem em Roraima, atribuem a ser jovem, analisando como a tensão rural-urbano interfere no processo identitário. Para tanto, realizamos as técnicas de grupos focais e entrevistas individuais junto a oitenta e seis jovens rurais, matriculados em cursos ofertados em quatro Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo temática, considerado como marcadores de diferenciação duas faixas etárias das juventudes. Identificamos que as percepções e significados que os jovens rurais conferem ao rural, impactam em seus processos identitários, visto que tal construção opera por meio da contingência e diferenciação.

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Biografía del autor/a

Adeline Araújo Carneiro Farias, Instituto Federal de Roraima

Doutora em Ciências Sociais pela UNISINOS, Mestre em Ciências pela UFRRJ, Especialista em Docência em Educação Profissional e Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Roraima - CEFET/RR (2008), Especialista em Educação Interdisciplinar pelo Instituto Cuiabano de Educação (2003), graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (1996) com habilitação em Pesquisa. Professora do Instituto Federal de Roraima-IFRR lotada no Campus Boa Vista, atuando nas modalidade de Educação presencial, EJA e EaD. Com experiências nos níveis de ensino Formação Inicial e Continuada-FIC, Ensino Médio integrado à Educação Profissional, Graduação e Pós-graduação. Responsável por componentes curriculares nas áreas das Ciências Humanas, tais como, Sociologia, Ética, Cidadania e Responsabilidade Social, Direitos Humanos, Educação e Diversidade, Fundamentos sócio-filosóficos da Educação Brasileira, Sociologia da Educação, Políticas de Educação Brasileira, Bases metodológicas e legais do PROEJA, Didática aplicada ao PROEJA, Desenvolvimento Humano e Aprendizagem, Projeto Político Pedagógico: construção e gestão, Orientação de TCC, Metodologia de Trabalho Científico. Experiência na gestão e educação de políticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica. Orientadora de Projetos de Pesquisa, de conclusão de cursos (TCC) e de Extensão.

Jocelaine Oliveira dos Santos, Instituto Federal de Sergipe

Doutorado em Ciências Sociais pela UNISINOS na área de Concentração Políticas e Práticas Sociais, linha de pesquisa Identidade e Sociabilidade. Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe na área de concentração Estudos da Linguagem e Ensino, linha de pesquisa Teorias do Texto - UFS. Pós-graduação em Teorias do Texto pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Graduação em Letras Português pela Universidade Tiradentes - UNIT. Professora com ampla experiência em Ensino Médio, Superior e Pós-Graduação. Elaborou material didático para cursos a distância no IFRR, onde também atuou como professora formadora da UAB e PARFOR, e coordenadora da UAB em 2012/2013. Coordenou a Pós-Graduação do IFRR- Campus Boa Vista e atuou como coordenadora local do Mestrado em Educação Agrícola da UFRRJ em 2016/2017. Atualmente é professora de Letras do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima/ IFRR - Campus Boa Vista Centro e responde pela Coordenação Institucional do LIFE/ CAPES. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Sociedade, Educação e Contemporaneidades (IFRR). Áreas de atuação e pesquisa: Formação de professores, identidade e sociabilidade docente, Educação Profissional, Educação a Distância; Profissão Docente, Interculturalidade e Educação.

Daygles Maria de Souza Lima, Instituto Federal de Roraima

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio Sinos - UNISINOS (2012), Mestra em Ciências da Educação Superior - Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos/ Cuba (2001) - com título revalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Teoria e Prática Pedagógica no Ensino Técnico e Tecnológico, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica /MG (1998), Cursou Aperfeiçoamento na Construção do Conhecimento e da Pesquisa - Centro de Ciências de Roraima (1999), Cursou Aperfeiçoamento em Formação Empreendedora em Educação Profissional. - Universidade Federal de Santa Catarina, Graduada em em Licenciatura Plena em História - Universidade Federal de Roraima (1993). De 2005 à Agosto de 2008 exerceu, respectivamente os cargos de Coordenadora de Núcleo de Pesquisa do CEFET-RR, Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento do Ensino - NUDES-PESQUISA - na Rede Norte e Nordeste de Educação Profissional, Gerente da Gerência de Pesquisa e Pós-graduação do CEFET-RR e Diretora de Pesquisa e Pós-graduação do CEFET-RR. De 2009 a 2012 exerceu o Cargo de Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica no IFRR. Atualmente leciona na Graduação e Pós-graduação com disciplinas ligadas ao desenvolvimento de Pesquisa e Trabalhos Científicos (MA, MTC, MPC, MC, TETA, TCCI e TCCII) e a Educação (Metodologia do Ensino Superior e Estágio Supervisionado). Tem experiência de gestão na área de Educação, Pesquisa, Pós-graduação, Inovação.

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Farias, A. A. C., Santos, J. O. dos, & Lima, D. M. de S. (2018). JUVENTUDES RURAIS DE RORAIMA: Processos de construção identitária. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9080

Número

Sección

GT4 - Educação Rural/do Campo