JUVENTUDES RURAIS DE RORAIMA: Processos de construção identitária.
Palabras clave:
Educação rural, Juventudes, Identidades, Tensão rural-urbanoResumen
Esse artigo apresenta uma análise procedente de uma pesquisa que teve por objetivo compreender os significados que os jovens rurais que vivem em Roraima, atribuem a ser jovem, analisando como a tensão rural-urbano interfere no processo identitário. Para tanto, realizamos as técnicas de grupos focais e entrevistas individuais junto a oitenta e seis jovens rurais, matriculados em cursos ofertados em quatro Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo temática, considerado como marcadores de diferenciação duas faixas etárias das juventudes. Identificamos que as percepções e significados que os jovens rurais conferem ao rural, impactam em seus processos identitários, visto que tal construção opera por meio da contingência e diferenciação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.