ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA CONTEXTUALIZADO: GRAMÁTICA, LITERATURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

Autores/as

  • Jaislaine Santos Cruz Centro Universitário Ages
  • Carina Aparecida Santos Universidade federal de sergipe Centro de Educação e Ciências Humanas Departamento de Educação
  • Suiane Santos

Palabras clave:

Professor. Língua portuguesa. Ensino inovador. Competência linguística. Ensino contextualizado.

Resumen

O presente artigo tem como principal objetivo discutir a aula de Língua Portuguesa na contemporaneidade, no que tange a importância de um ensino de língua contextualizado, em que, Gramática, Literatura e Produção textual, hoje, deve ser trabalhada em uma abordagem integrada. Sendo o professor de língua, o grande mediador desse novo cenário educacional, que é exigida uma prática pedagógica inovadora, por meio de textos, que possam trabalhar dos mais diversos conteúdos da Língua Portuguesa, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, em relação a sua competência linguística. O artigo teve como métodos e técnicas necessários para sua elaboração, uma pesquisa bibliográfica, por meio de livros, artigos, ensaios, etc. Tendo resultados significativos para compreender que uma ação diferente, transformadora, realizada através da junção entre teoria\prática pode possibilitar melhoria nas aulas de Língua Portuguesa com textos, estimulando a capacidade do aluno pensar e abranger seu universo linguístico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jaislaine Santos Cruz, Centro Universitário Ages

Graduada em Letras pelo Centro Universitário Ages, Pós-Graduanda em Linguística da Educação pela Faveni.

Suiane Santos

Professora de Matematica da rede Estadual de Ensino no Centro de Referencia de Jovens e Adultos Professor Marcos Ferreira.

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Cruz, J. S., Santos, C. A., & Santos, S. (2018). ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA CONTEXTUALIZADO: GRAMÁTICA, LITERATURA E PRODUÇÃO TEXTUAL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9049

Número

Sección

GT7 - Educação, Linguagens e Artes