ARTICULAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO: O CASO DA EXPERIÊNCIA DE CONSULTORIA DE CAMPO NO ESTADO DE SERGIPE

Autores/as

  • Leyla Menezes de Santana UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Palabras clave:

Programa Brasil Alfabetizado, Consultoria de campo, , Monitoramento. Alfabetização de jovens, adultos e idosos, Analfabetismo.

Resumen

O presente texto objetiva apresentar uma análise descritiva e crítica da experiência de consultoria de campo desenvolvida no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado, no ano de 2010, no Estado de Sergipe. Esta consultoria acompanhou a elaboração e implementação dos Planos Estratégicos da Educação de Jovens e Adultos e as ações contidas no Plano de Ações Articuladas no tocante a esta modalidade, bem como a execução da Agenda Territorial. De abordagem qualitativa, esta pesquisa é de caráter descritivo com enfoque no estudo de caso, pois parte do princípio de que investiga-se uma experiência específica, que possibilita conhecer  as ações desenvolvidas pela consultoria em torno de um  grupo de municípios, além de apontar possibilidades de articulações entre os instrumentos criados para sistematizar e implementar as ações de alfabetização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leyla Menezes de Santana, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (Bolsista FAPITEC/SE), sob orientação da Profa. Dra. Marizete Lucini. Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes (2015). Especialista em Ensino de História: Novas Abordagens pela Faculdade São Luís de França e graduação em História. Pedagoga e Historiadora. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Educação, História e Interculturalidade (GPEHI/UFS) / Educação e Sociedade: Sujeitos e Práticas (Unit).  Atua voluntariamente na Formação de Alfabetizadores no Projeto de Educação de Jovens e Adultos da Pastoral da Criança no Estado de Sergipe em parceria com o Programa Sergipe Alfabetiza Mais - AMA (SEED-SE/MEC/FNDE). Atuou como Professora de Estágio Supervisionado nos Cursos de História e Pedagogia da Universidade Tiradentes (07/2015 a 03/2017), como  Professora Substituta de História no Instituto Federal de Sergipe (IFS) - São Cristóvão e Aracaju e como Tutora à Distância do Curso de História do CESAD - UFS. Tem experiência com Consultoria  Educacional atuando por 3 (três) edições como consultora de campo da UNESCO/MEC/SECADI para o Programa Brasil Alfabetizado nos Estados de Alagoas, Maranhão, Rio Grande do Norte e Sergipe. Contatos: leyla.menezes@gmail.com / (79) 99933-2143 / ORCiD: https://orcid.org/0000-0003-2181-3097

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Santana, L. M. de. (2018). ARTICULAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO: O CASO DA EXPERIÊNCIA DE CONSULTORIA DE CAMPO NO ESTADO DE SERGIPE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9043

Número

Sección

GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos