POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DO SURDO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL: ENTRE AS MARCAS POLIFONICAS E HERANÇAS PRESUMIDAS

Autores/as

  • Larissa Ferreira Ferro Universidade Federal de Sergipe
  • Jailton Santos Silva

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Surdo, Políticas Públicas

Resumen

O presente artigo objetiva discutir a inclusão escolar da pessoa surda na rede regular de ensino do município de Palmeira dos Índios/AL. A discussão sobre políticas públicas se faz necessária, pois, além de possibilitar o resgate de algumas leis federais, decretos e portarias que assegurariam a inserção e a permanência das pessoas com deficiência na rede regular de ensino, também possibilita estabelecer uma confrontação entre a realidade e os textos legais. Para tanto utilizamos como método de investigação a pesquisa bibliográfica e documental. Fazendo referência à educação do surdo e ao tortuoso percurso histórico que a construção e aceitação dessa educação esteve vinculada. Com isso observamos que a educação inclusiva não pode ser considerada como serviço, mas como um direito de todos e dever do Estado, porém isso só será possível quando todos os participantes estiverem de fato envolvidos na busca de uma educação de qualidade, condizente com o que a lei assegura.

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Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Ferro, L. F., & Santos Silva, J. (2018). POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DO SURDO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL: ENTRE AS MARCAS POLIFONICAS E HERANÇAS PRESUMIDAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9040

Número

Sección

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade