CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO DE ORIGAMIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Autores/as

Palabras clave:

Teoria da Aprendizagem, Origami, Matemática.

Resumen

O presente trabalho investigou as contribuições do Origami para o desenvolvimento de aprendizagens significativas de conceitos matemáticos. Os objetivos que nortearam a pesquisa foram analisar as impressões dos alunos do Programa de Pós-graduação do Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) sobre as contribuições dos origamis para o desenvolvimento de aprendizagem significativa nos conceitos matemáticos. A oficina foi realizada em três momentos distintos: apresentação da teoria de aprendizagem significativa, confecção de um cubo fazendo uso do origami e finalizando com o grupo focal. Trata-se de uma pesquisa participante, cujos dados emergentes do grupo focal foram tratados à luz da análise textual discursiva. Com os resultados destacamos que a utilização do Origami pode contribuir para o desenvolvimento de aprendizagem significativa no que concerne aos conceitos matemáticos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia da Silva Santos Portela

Tenho 39 anos sou professora das redes municipais da cidade de Rio Largo e Maceio do Estado de Alagoas. Mestranda do programa de pós-gradução no Ensino de ciências e matemática na Universidae Federal de Alagoas.

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutorando em Educação (UFS), Doutor em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Mestre em Educação Brasileira (UFAL), Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Portela, M. da S. S., & Oliveira, C. A. de. (2018). CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO DE ORIGAMIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9021

Número

Sección

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas