CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE NA SALA DE AULA: RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Natalina Bissaro Siqueira Chaves Universidade Tiradentes
  • Paula Tauana Santos
  • Ada Augusta Celestino Bezerra

Palabras clave:

Afetividade, Aprendizagem. Relações Interpessoais.

Resumen

O presente artigo analisa a importância da afetividade em sala de aula no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem, com base nos conceitos e teorias walloniana. O procedimento metodológico adotado foram análises e revisões bibliográficas, contemplando o aspecto qualitativo, a luz do marco teórico de Wallon (1971), Almeida (1999, 2004, 2008), Galvão (1995) e Dantas (1992). Considerando a importância do estudo da afetividade na formação e nas práticas docente. Os resultados evidenciaram o papel fundamental que as manifestações da afetividade exercem no processo do desenvolvimento da aprendizagem, bem como, a influência da emoção nas relações entre professor-aluno como condição de melhorias nas ações pedagógicas.

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Biografía del autor/a

Natalina Bissaro Siqueira Chaves, Universidade Tiradentes

Mestranda em Educação, Universidade Tiradentes, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gestão Políticas Públicas e Formação de Professores/GPGFOP/Unit/CNPq. Email: natalina.chaves@live.com

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Chaves, N. B. S., Santos, P. T., & Celestino Bezerra, A. A. (2018). CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE NA SALA DE AULA: RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9020

Número

Sección

GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos