PIBID: UM RELATO SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA II E AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

Autores/as

  • Marcela Lima santos Universidade Federal de sergipe
  • Amanda Jesus Ramos Universidade Federal de Sergipe
  • Narinha Mylena Rocha da Silva universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

Estágio em Matemática. Pibid. Planejamento.Tendências didático-metodológicas.

Resumen

Este trabalho teve como objetivo, relatar a experiência de duas futuras professoras de matemática durante as atividades desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Matemática II apresentando as contribuições que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) no processo de planejamento e desenvolvimento das atividades, em uma turma do 6° ano do ensino fundamental em um Colégio da rede estadual da cidade de Aracaju-SE. Utilizamos autores como Mendes (2008), Etcheverria e Felicetti (2016), Carneiro (2015) entre outros para fundamentar o trabalho. Caracterizamos o estágio em duas etapas: a observação e a regência, que consideramos como momentos especiais, uma vez que cada etapa contribuiu de forma construtiva no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Por outro lado, também sendo importante para as estagiárias refletirem sobre sua prática procurando modificá-la de modo que se ajuste ao perfil dos alunos da turma de estágio procurando atender as suas necessidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcela Lima santos, Universidade Federal de sergipe

Graduanda em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) desde 2013 e integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/MATEMÁTICA/UFS) desde 2014. Atuou como bolsista voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no período de 2016 á 2017 tendo como tema central da pesquisa A EXPLICAÇÃO RELACIONAL COMO ALIADA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA E AS PRAXEOLOGIAS DESSE ENSINO PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Amanda Jesus Ramos, Universidade Federal de Sergipe

Possui ensino-medio-segundo-graupelo COLEGIO ESTADUAL DR. ANTONIO GARCIA FILHO(2012). 

Narinha Mylena Rocha da Silva, universidade Federal de Sergipe

Estudante de Matemática na universidade Federal de Sergipe. Participante do Pibid-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

santos, M. L., Ramos, A. J., & da Silva, N. M. R. (2018). PIBID: UM RELATO SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA II E AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8928

Número

Sección

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas