FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELA-TO DE EXPERIÊNCIA EM OFICINA DE MATEMÁTI-CA PARA PROFESSORES DE MUNICÍPIO SERGIPANO

Autores/as

  • RENATA SÁ DE JESUS BARBOSA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Juliana de Souza Paula UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Nailys Melo Sena Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Palabras clave:

Atividades Matemáticas, Formação Continuada, Professor alfabetizador

Resumen

Este artigo tem como finalidade relatar uma experiência vivenciada com aplicação de atividades diferenciadas em oficinas de matemática para formação continuada de professores do ensino fundamental. Especificamente, este relato aborda a oficina realizada em Itabaianinha-SE, região sul do estado, envolvendo cerca de 120 professores alfabetizadores, sob a carga horária de apenas 04 horas de duração. Para realização, se organizou uma equipe contemplando bolsistas do PIBID-Matemática/UFS, mestrandos do NPGECIMA/UFS, além da coordenadora para, inicialmente, estudar conteúdos matemáticos selecionados para as oficinas, elaborar atividades matemáticas e recursos manipuláveis, baseando-se em Brasil (2017), Santos e Souza (2014). Com o desenvolvimento das atividades, é possível afirmar que o sucesso deste trabalho repercutiu para realização em outros municípios e com expectativa de continuidade em um período maior e sistemático.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

RENATA SÁ DE JESUS BARBOSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Graduanda em Matemática Licenciatura, pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista do programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e voluntaria do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa CNPq EDUCON/UFS. E-mail: rssajesus@hotmail.com

Juliana de Souza Paula, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Graduanda em Matemática Licenciatura, pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista do programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e  bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica. E-mail: jusouzapaula@gmail.com

Nailys Melo Sena Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Graduanda em Matemática Licenciatura, pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista do programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e voluntaria do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica. E-mail: nailys_sena@hotmail.com

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Matemática. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 26/02/2018

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2017: matemática – Ensino fundamental anos finais / Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, p.13. disponível em: fi-le:///C:/Users/DMA02/Downloads/pnld_2017_matematica.pdf. Acesso em: 26/02/2018

CENTURIÓN, Marília Ramos. TEIXEIRA, Júnia La Scala. RODRIGUES, Arnaldo Bento. Porta Aberta: matemática 4º ano. 1ª Ed.- São Paulo, 2014.

SANTOS. Valdecí Josefa de Jesus. SOUZA. Denize da Silva. A contextualização do ensino de geometria: um relato sobre atividades de alfabetização matemática na formação docente. Artigo completo apresentado no I SEMINÁRIO DO PNAIC (UFS) e III SENAL (III Se-minário Nacional de Alfabetização e Letramento), realizado no período de 28 a 31 de ja-neiro de 2014. Itabaiana-SE: UFS, 2014.

SOUZA. Denize da Silva. Alfabetização matemática: problemáticas e a emergência de novas tendências no processo de formação do educador do ensino fundamental. Artigo completo apresentado no I SEMINÁRIO DO PNAIC (UFS) e III SENAL (III Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento), realizado no período de 28 a 31 de janeiro de 2014. Itabai-ana-SE: UFS, 2014.

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

JESUS BARBOSA, R. S. D., Paula, J. de S., & Sena Santos, N. M. (2018). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELA-TO DE EXPERIÊNCIA EM OFICINA DE MATEMÁTI-CA PARA PROFESSORES DE MUNICÍPIO SERGIPANO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8925

Número

Sección

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)