INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DE PLE: ANÁLISE DO LIVRO “ESTAÇÃO BRASIL: PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS”

Autores/as

  • José Douglas Felix de Sá Universidade Federal de Sergipe
  • James Rocha Smith Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

Interculturalidade, Livro didático, Português como Língua Estrangeira

Resumen

O livro didático é um componente que integra o processo de construção do imaginário da cultura do “outro” em aulas de uma língua estrangeira, além de favorecer a sensibilização do aprendiz no reconhecimento de concepções relativas ao mundo, contribuindo com as interações em situações reais de uso da língua-alvo. Assim, este trabalho apresenta uma análise relativa à coleção Estação Brasil: Português para estrangeiros (2017), na tentativa de constatar de que forma o componente cultural é posto, uma vez que as autoras do material pontuam ter sido elaborado considerando a complexidade cultural brasileira. Com base em critérios de análise derivados dos estudos de Kramsch (2002) em torno da interculturalidade, observou-se que o livro está associado à abordagem comunicativa de ensino, uma vez que reserva uma parte considerável de atividades voltadas às questões sociais que fazem parte de algumas das vivências dos brasileiros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BIZON, A. C. C; FONTÃO, E. Estação Brasil: Português para estrangeiros. 2. ed. Campinas, SP: Editora Átomo, 2017.

BYRAM, M.; GRIBKOVA, B; STARKEY, H. Developing The Intercultural Dimension in Language Teaching. Estrasburgo: Council of Europe, 2002.

CORACINI, M. J. R F. (Org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. Campinas: Pontes, 1999.

DINIZ, L. R. A.; STRADIOTTI, L. M.; SCARAMUCCI, M. V. R. Uma análise panorâmica de livros didáticos de português do Brasil para falantes de outras línguas. In: DIAS, R.; CRISTOVÃO, V. L. (Org.). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado das Letras, 2009.

KRAMSCH, C.. Teaching language along the cultural faultline. In: ______. Context and culture in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993. p. 205-232.

KRAMSCH, C. Intercultural Communication. In: CARTER, R.: NUNAN, D. (Org.). The Cambridge Guide to Teaching English to Speakers of Other Languages. Cambridge: Cambridge University Press, 2002, p. 201-206.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Os métodos comunicativos. In: ______. Métodos de ensino de inglês. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. p. 139-190.

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

de Sá, J. D. F., & Smith, J. R. (2018). INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DE PLE: ANÁLISE DO LIVRO “ESTAÇÃO BRASIL: PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS”. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8921

Número

Sección

GT7 - Educação, Linguagens e Artes