PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Simônica Santana Sales de Jesus Ufs camous Alberto carvalho
  • Carlos Alberto Vasconcelos

Palabras clave:

Palavras-chave, Avaliação da aprendizagem. Concepções de professores. Instrumentos de avaliação. Práticas pedagógicas.

Resumen


 

Simônica Santana Sales de Jesus

Carlos Alberto Vasconcelos



RESUMO

A avaliação, como mediadora de qualidade, leva o professor a tomar decisões coerentes no processo de aprendizagem. Esta pesquisa objetivou compreender as concepções de professoras no município de Campo do Brito-SE, sobre as práticas pedagógicas de avaliação da aprendizagem e identificar os instrumentos mais utilizados no processo avaliativo. A metodologia adotada foi à aplicação de questionário. Conforme resultados da pesquisa, as participantes valorizam a prática de avaliação processual, diagnóstica e mediadora. No entanto, essas educadoras tendem a percorrer uma longa trajetória com o intuito de avançar no processo de avaliação, revendo o que é essencial ser ensinado na escola para que as práticas pedagógicas não caiam em mera memorização, assim como definir melhor os critérios de avaliação para que as atividades não se tornem vazias de significados

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Biografía del autor/a

Simônica Santana Sales de Jesus, Ufs camous Alberto carvalho

Graduada em pedagogia pela instituição ufs campus Alberto Carvalho.

 

Citas

REFERÊNCIAS

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Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Jesus, S. S. S. de, & Vasconcelos, C. A. (2018). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8899

Número

Sección

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)