ESCOLANOVISMO E PRAGMATISMO NA EDUCAÇÃO: REFLEXOS NA ESCOLA NORMAL RURAL EM SERGIPE NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
Palabras clave:
Escolanovismo, Pragmatismo, Ruralismo, Escola Normal Rura, SergipeResumen
Neste artigo buscamos compreender os reflexos do Escolanovismo e do Pragmatismo na educação no tocante à defesa da escola normal rural como locus de formação do professor primário rural no Brasil nas primeiras décadas do século XX e refletir como esse processo, juntamente com o ruralismo pedagógico, reverberaram na criação das escolas normais rurais em Sergipe. Este estudo está ancorado em uma pesquisa bibliográfica. Assim, por meio desta pesquisa pudemos perceber que a escola normal rural foi pensada nos ideais do escolanovismo e do pragmatismo de Dewey difundidos pelos educadores brasileiros, como Anísio Teixeira, Sud Mennucci, Nunes Mendonça, Acrísio Cruz, dentre outros, que viam a educação rural enquanto meio de executar a perspectiva ruralista. Esta visava fixar o homem no meio rural e prepará-lo para usufruir da terra de forma utilitária, promovendo o progresso do campo.Descargas
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Publicado
2018-10-24
Cómo citar
Siqueira, M. S. S., & Rodrigues Colman, S. (2018). ESCOLANOVISMO E PRAGMATISMO NA EDUCAÇÃO: REFLEXOS NA ESCOLA NORMAL RURAL EM SERGIPE NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8831
Número
Sección
GT4 - Educação Rural/do Campo
Licencia
Derechos de autor 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional

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