ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA INTERAÇÃO VERBAL PROFESSOR-ALUNO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores/as

  • Ruth Graziela dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Ana Paula dos Santos Dórea

Palabras clave:

Relação professor-aluno, Ensino de ciências e biologia, Afetividade, Relações socioemocionais, Prática docente

Resumen

Neste trabalho buscamos descrever e refletir sobre as relações de interação verbal professor- aluno de forma quali-quantitativa a fim de identificar se o comportamento de ambas as partes influencia de alguma maneira no desenvolvimento intelectual e protagonismo do aluno em sala de aula. Para isso foi realizado observações em escolas estaduais e municipais situadas nas mesorregiões leste e alto sertão sergipano, por alunas estagiárias de licenciatura da Universidade Federal de Sergipe-UFS. As observações foram feitas em duas turmas de 7° e 2° ano do ensino fundamental e médio respectivamente, por 30 horas utilizando o sistema de Flanders descrito por Carvalho (1985), a fim de obter resultados quantitativos; além desse sistema foram feitas analises qualitativas por observação não participante, com dados recolhidos em anotações no diário de campo. Os resultados mostraram que nem sempre quanto mais intenso a relação professor-aluno mais os alunos serão participativos em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ruth Graziela dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

graduanda no curso de licenciatura plena em ciências biológicas- departamento de biologia da universidade federal de sergipe.

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

dos Santos, R. G., & dos Santos Dórea, A. P. (2018). ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA INTERAÇÃO VERBAL PROFESSOR-ALUNO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8829

Número

Sección

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas