A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA A REPRODUÇÃO DO HOMEM CAMPONÊS NO SEU ESPAÇO DE VIDA

Autores/as

  • Lucas Feitosa dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Núbia Dias dos Santos Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

Pedagogia da Alternância, Escola Família Agrícola, Educação do Campo

Resumen

Este trabalho visa analisar como a Pedagogia da Alternância baseada no aprender-ação entre escola, família e comunidade auxilia para que os sujeitos camponeses que vivem no campo possam pensar e transformar a educação e a realidade em que vivem. A metodologia pauta-se no estudo da história da educação no campo, da pedagogia da alternância e da importância dessa pedagogia aplicada na Escola Família Agrícola localizada no município de Japoatã/Sergipe. Verifica-se como essa estrutura favorece a reprodução e resignificação dos educandos que vivem no campo. Conclui-se que é necessário pensar uma educação não somente no campo, mas também para o campo, para que os sujeitos camponeses possam ter acesso a uma educação de qualidade e que leve em consideração o meio em que estão inseridos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Feitosa dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Geografia

Núbia Dias dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Geografia/UFS. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária e Geografia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, Estado, campesinato e políticas públicas, estratégias de reprodução camponesa, espaço do homem, organização comunitária, reforma agrária, agricultura familiar, agricultura e meio ambiente, convivência com o semiárido, educação e cidadania, formação humana, educação de jovens e adultos.

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Feitosa dos Santos, L., & Dias dos Santos, N. (2018). A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA A REPRODUÇÃO DO HOMEM CAMPONÊS NO SEU ESPAÇO DE VIDA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8804

Número

Sección

GT4 - Educação Rural/do Campo