A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM DIFERENTES CONTEXTOS DE ENSINO: A REALIDADE PROBLEMATIZADA PELO ARCO DE MAGUEREZ

Autores/as

Palabras clave:

Educação Ambiental, Educação em Saúde, Metodologia da Problematização

Resumen

As metodologias ativas inserem o educando num contexto de valorização da construção da aprendizagem em detrimento da tradicional transmissão conceitual. Dentre tais metodologias, a problematização com o arco de Maguerez retoma à realidade concreta para o enfrentamento de problemáticas locais. O presente estudo tem por objetivo discutir a utilização de metodologias ativas em diferentes contextos de ensino, perpassando pelo conceito integrado entre saúde e ambiente, bem como sobre a possibilidade de aplicação na escola básica. Para tanto, foram realizados levantamentos documentais e bibliográficos em bases indexadas e descrita a experiência dos autores no contexto da Educação Ambiental e a vivência no Campus de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sergipe. Conclui-se que tais metodologias possibilitam novas abordagens para a Educação Básica, superando as tendências tradicionais de ensino.

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Biografía del autor/a

Luiz Ricardo Oliveira Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Direitos Infanto-Juvenis no Ambiente Escolar (2016) e Licenciado em Ciências Biológicas (2013) pela mesma instituição. É professor de Ciências e Biologia da rede pública de Educação Básica. Integrante do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial (Geoplan/UFS/CNPq). Parecerista ad hoc da Revista Educação e Cultura Contemporânea (A2 Qualis/CAPES). Orientador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr./CNPq). Atua em ensino e pesquisa, principalmente, nas seguintes áreas: Educação Ambiental, Educação Básica, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas, Metodologia da Problematização.

Rosemeri Melo e Souza, Universidade Federal de Sergipe

Pesquisadora do CNPq. Pós-Doutora em Geografia Física (Biogeografia) - The University of Queensland (UQ/GPEM) em Brisbane, Austrália. Doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS/Universidade de Brasília (UnB) com parte dos estudos desenvolvidos no Centro de Estudos Geográficos (CEGUL/DILIF) da Universidade de Lisboa em Portugal. Pesquisadora e Membro do Comitê Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Sergipe - FAPITEC/SE. Licenciada e Mestra em Geografia pela UFS. Líder do Grupo de Pesquisa GEOPLAN/UFS/CNPq.

Jailton de Jesus Costa, Universidade Federal de Sergipe

É Doutor em Geografia (Ênfase em Geografia Física). Geógrafo (Bacharel) e Licenciado em Geografia. Docente Associado I (Classe DIV, Nível I) da UFS, lotado no CAP. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA e do Mestrado Profissional em Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB. Presidente da CPPD (2018/2021). Membro Titular da CPPD (2014-2017). Ex-Presidente da ADUFS (Gestão 2014/2016) e ex- Secretário Geral da ADUFS (Biênio 2012/2014). Coordenador do NEPEEB (Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Básica - 2011/2012). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial (CNPq/UFS) e do GPEA. Publicou, até o momento, 30 artigos em periódicos nacionais e internacionais, 02 livros, 13 capítulos de livros, além da participação em 74 eventos científicos no Brasil e no exterior. Tendo feito, até o momento, parceria acadêmica com 69 pesquisadores. Orientou 14 alunos de Iniciação Científica. Trabalhou no Curso de Geografia a Distância do Centro de Educação Superior a Distancia/UFS (10/2007 - 01/2011). Áreas de atuação: Geografia Física; Dinâmica e Avaliação Ambiental; Educação Ambiental; Geoecologia/Fitogeografia Aplicada.

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Oliveira Santos, L. R., Melo e Souza, R., & Costa, J. de J. (2018). A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM DIFERENTES CONTEXTOS DE ENSINO: A REALIDADE PROBLEMATIZADA PELO ARCO DE MAGUEREZ. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8786

Número

Sección

GT2 - Educação e Ciências Humanas e Socialmente Aplicáveis