TIC COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: A IMPORTÂNCIA DA INTERATIVIDADE PARA O ENSINO CONTEMPORÃNEO

Autores/as

  • Lucília Inês Andrade Gomes Universidad Americana

Palabras clave:

Interatividade. Tecnologias da Informação e Comunicação. Prática Pedagógica.

Resumen

Este artigo aborda a importância do conceito de interatividade os aspectos contemporâneos que a educação, sobretudo no contexto escolar, tem presenciado. Objetiva refletir sobre o conceito de interatividade, descrever as tecnologias de informação e comunicação de maneira crítica; apontar a importância de Paulo Freire para o contexto de interatividade, e abordar a Internet no ambiente escolar como recurso pedagógico. A metodologia utilizada foi a descritiva, sendo um estudo realizado a partir de uma revisão bibliográfica. Os principais resultados apontam para importância do debate sobre interatividade na educação, considerando, principalmente a Internet nas práticas pedagógicas. Como conclusão levanta novas indagações para futuras pesquisas e destaca a relevância de se potencializar a interação entre docentes e educandos por meio de ferramentas tecnológicas contextualizadas no contexto escolar como recursos pedagógicos interativos.

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Biografía del autor/a

Lucília Inês Andrade Gomes, Universidad Americana

Doutoranda em Ciências da Educação na Universidad Americana (UA), Mestre em Geografia (UFBA), Especialista em Tutoria em Educação a Distância (UCAM), Especialista em Educação Ambiental (UCAM), Licenciada em Geografia (UFBA) e Pedagogia (FAC), Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sóciodigital (LTI) Universidade Federal de Sergipe-UFS. Servidora Pública do Município de Salvador/BA (SMED) e Servidora Pública do Estado da Bahia (SEC). E-mail: lu.gomess@hotmail.com

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Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Gomes, L. I. A. (2018). TIC COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: A IMPORTÂNCIA DA INTERATIVIDADE PARA O ENSINO CONTEMPORÃNEO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8770

Número

Sección

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias