PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: OUVINDO NARRATIVAS E TRILHANDO CAMINHOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ESCOLAR.

Autores/as

  • Julianna Britto Oliveira Santos UFS

Palabras clave:

Identidade escolar., Participação democrática, Projeto Político Pedagógico.

Resumen

Este artigo objetiva discutir a importância da escuta dos atores escolares como mecanismo proficiente na construção do Projeto Político Pedagógico e sua contribuição na edificação da identidade escolar qualitativa. A pesquisa modelou-se na pesquisa participante e pesquisa-ação, consolidada com seus instrumentos de captura da prática através de encontro entre os segmentos, entrevistas, questionários, estudo e construção de estratégias de promoção de um documento que retrata a realidade e necessidades a partir da reflexão da coletividade escolar. Esta pesquisa evidenciou os pareceres de cada segmento e os dados possibilitaram um diálogo entre os agentes escolares, a promoção de ações  de escuta,  planejamento e consolidação de ações proficientes no movimento de pertencimento, bem como a superação da historicidade da centralidade das atividades na instituição escolar, para promoção da gestão participativa.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Julianna Britto Oliveira Santos, UFS

Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do sudoeste da Bahia – UESB.Pós-graduada em Docência em Educação Infantil e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Professora da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Aracaju-SE. Mestranda em Educação na linha Formação de Professores. Integrante do grupo de pesquisa INTERAÇÂO.

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Oliveira Santos, J. B. (2018). PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: OUVINDO NARRATIVAS E TRILHANDO CAMINHOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ESCOLAR. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8690

Número

Sección

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)