A EDUCAÇÃO EM SAÚDE PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PROMOÇÃO DA SAÚDE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Manoel Messias Santos Alves Universidade Federal de Sergipe Secretaria Municipal de Educação de Paripiranga-BA
  • Bruno Meneses Rodrigues
  • José Elyton Batista dos Santos

Palabras clave:

Educação em saúde. Livro didático. Promoção da saúde. Determinantes sociais da saúde.

Resumen

O presente estudo teve como objetivo principal analisar como o tema promoção da saúde é abordado nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Foram analisados os livros Ciências do 6º ao 9º ano de Demétrio Gowdak e Eduardo Martins, de 2015.  O método de investigação utilizado neste estudo foi à análise de conteúdo de Bardin, na qual foram selecionadas unidades de registro para identificação da presença dos seguintes condicionantes da promoção da saúde: Hábitos alimentares; Moradia e meio ambiente; Estilos de vida saudáveis. Constatou-se pela análise dos resultados que apenas o livro do 8º ano abordou esses condicionantes relacionando-os entre si. Mas de maneira geral, todos os quatro livros mantiveram o enfoque centrado em aspectos biológicos e fisiológicos no modelo biomédico da saúde, sem considerar os aspectos biopsicossociais dos alunos.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Manoel Messias Santos Alves, Universidade Federal de Sergipe Secretaria Municipal de Educação de Paripiranga-BA

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES), Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia (UNIVEN). Especialista em Ensino de Biologia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista CAPES; Integrante do grupo de pesquisa CNPq - GPEMEC/UFS; Professor da Educação Básica pela Secretaria Municipal de Educação de Paripiranga.

Bruno Meneses Rodrigues

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Direitos Infanto-juvenis no Ambiente Escolar (UFS). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS). Integrante do grupo de pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECULT)/UFS.

José Elyton Batista dos Santos

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Santos Alves, M. M., Rodrigues, B. M., & Santos, J. E. B. dos. (2018). A EDUCAÇÃO EM SAÚDE PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PROMOÇÃO DA SAÚDE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8650

Número

Sección

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas