O SISTEMA BRAILLE E A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • José Paulo Santos Nunes Faculdade Maurício de Nassau
  • Kátia Regina Lopes Costa Faculdade Maurício de Nassau

Palabras clave:

Educação dos cegos, Formação de professores, Inclusão

Resumen

Este artigo tem como o objetivo principal analisar a importância do Braille para a inclusão de pessoas com deficiência visual significativa, a cegueira. Não tendo a pretensão de fechar conclusões sobre a formação do professor e seu processo formativo com relação a preparação para incluir a todos que estão em sala de aula, inclusive os deficientes visuais, mas de refletir sobre a importância deste conhecimento para o profesor da sala regular. Desta forma, podem exercer sua cidadania vivendo em sociedade, podendo estar no mercado de trabalho e conquistar o direito de estar em uma universidade, aprendendo e se qualificando. Este estudo foi realizado porque observa-se que na atualidade os docentes no seu processo de formação não estão tendo conhecimento deste importante instrumento para alfabetização dos deficientes visuais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Paulo Santos Nunes, Faculdade Maurício de Nassau

Pedagogo pela Faculdade Maurício de Nassau

Kátia Regina Lopes Costa, Faculdade Maurício de Nassau

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Maurício de Nassau. Pedagoga do Centro de Atendimento Educacional  Especializado João Cardoso Nascimento Júnior.

Publicado

2018-10-24

Cómo citar

Nunes, J. P. S., & Costa, K. R. L. (2018). O SISTEMA BRAILLE E A FORMAÇÃO DOCENTE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8643

Número

Sección

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade