BASES EPSITEMOLÓGICAS DO MÉTODO PARISIENSE PRESENTES NO RATIO STUDIORUM E NA DIDÁTICA MAGNA

INDÍCIOS E EVIDÊNCIAS

Autores/as

  • Oberdan Andrade Universidade Tiradentes
  • Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento Universidade Tiradentes (UNIT/SE)

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar as bases epistemológicas do método de ensino ‘modus parisiensis’  buscando indícios e evidências de sua presença nas fontes históricas que serviram para fundamentar os modelos pedagógicos cristãos nos séculos XVI e XVII: O Ratio Studiorum (1599) e a Didática Magna (1657). A pesquisa foi permeada pela abordagem qualitativa via pesquisa bibliográfica e documental tendo como método de análise o Indiciário de Ginzburg (1989). O referencial teórico ancora-se em Franca (2019), por apresentar o Ratio Studiorum, enquanto modelo educacional do catolicismo; em Comenius (2011), pela criação do tratado educacional de natureza protestante; em Dominique Julia (2001), por contextualizar a cultura escolar como objeto histórico e em Barreto, Nascimento e Sales (2013), por tratarem de impressos protestantes e católicos. Os resultados apontaram que as fontes históricas analisadas carregaram consigo indícios e evidências do modus parisiensis em suas entrelinhas.

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Biografía del autor/a

Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, Universidade Tiradentes (UNIT/SE)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (PUC/SP). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista de Produtividade em Educação pelo CNPq, desde 2012. Professora da Graduação e do PPED/Universidade Tiradentes – UNIT/SE. Líder do Grupo de Pesquisa de Pesquisa História das Práticas Educacionais – GPHPE/PPED/UNIT/CNPq.

Publicado

2024-05-24

Cómo citar

Andrade, O., & Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento E. F. . (2024). BASES EPSITEMOLÓGICAS DO MÉTODO PARISIENSE PRESENTES NO RATIO STUDIORUM E NA DIDÁTICA MAGNA: INDÍCIOS E EVIDÊNCIAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16983

Número

Sección

GT12 - História da Educação