MULHERES SERGIPANAS FRENTE À DITADURA MILITAR (1964-1985):

RESISTÊNCIA À REPRESSÃO - RELEMBRAR PARA NÃO SE REPETIR

Autores/as

  • Maryluze Souza Santos Siqueira Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Resumen

Este artigo tem como objetivos analisar o processo de repressão em Sergipe durante ditadura militar instituída a partir do Golpe de 1964; apresentar as iniciativas governamentais e civis que buscaram investigar e salvaguardar a história e os documentos referentes à ditadura militar (1964-1985); e identificar  a atuação das mulheres sergipanas no processo de resistência à repressão dos militares em Sergipe. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental e teve como fontes o Relatório da Comissão Nacional da Verdade do Brasil, o Relatório da Comissão Estadual da Verdade “Paulo Barbosa de Araújo” de Sergipe e depoimentos de mulheres sergipanas coletados pela CEV/SE. Ao revelar a resistência ao autoritarismo por parte das mulheres mostra que elas ao ocuparem os diversos lugares puderam lutar por uma sociedade mais justa, solidária e democrática, mesmo que para isso tiveram que pagar muito caro, inclusive com prisões e torturas, como as ocorridas na ditadura militar em Sergipe.

 

Palavras-chave: Ditadura Militar. Sergipe. Mulheres.

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Biografía del autor/a

Maryluze Souza Santos Siqueira, Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe

Especialização em Gestão Administrativa da Educação (Faculdade Pio X)

Especialização em Docência e Tutoria em Educação a Distância (Universidade Tiradentes)

Especialização em Coordenação Pedagógica (Cursando - Universidade Federal de Sergipe)

Publicado

2024-05-24

Cómo citar

Siqueira, M. S. S. (2024). MULHERES SERGIPANAS FRENTE À DITADURA MILITAR (1964-1985): : RESISTÊNCIA À REPRESSÃO - RELEMBRAR PARA NÃO SE REPETIR. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16971

Número

Sección

GT12 - História da Educação