O Olhar Incluso na Formação Docente

Autores/as

Resumen

Esta pesquisa teve como finalidade analisar o exercício da docência na perspectiva da Educação Inclusiva, com o propósito de alcançar o objetivo aqui formulado. No que se refere a metodologia, trabalhou-se com uma proposta de natureza qualitativa para proceder a coleta das informações necessárias para responder às questões do estudo. No âmbito da pesquisa qualitativa, optou-se pelo estudo de caso. Procurou-se evidenciar a formação inicial no que se refere às possibilidades dos Cursos de Pedagogia orientar ao professor para o trabalho com o aluno com deficiência na sala de ensino regular. Os discursos das docentes, participantes desta pesquisa, retrataram deficiências em relação à sua prática pedagógica e da importância do profissional da docência aprender visando à Educação Inclusiva. Os resultados do estudo indicam a necessidade de melhoria da qualidade na  formação inicial dos professores e da provisão de recursos humanos, pedagógicos e condições  materiais para o atendimento ao aluno com deficiência, dentre outros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Batinga Ferro, Professor da Rede Estadual em Sergipe

Doutorando em Educação pela UFS, professor da rede estadual em Sergipe. pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC) CNPQ/UFS e ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA) CNPQ/UFS. ORCID https://orcid.org/0000-0002-7602-9374 . E-mail: marcosbating@gmail.com

Luiz Claudio Correia dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutorando em Educação pela UFS, pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC) CNPQ/UFS e ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA) CNPQ/UFS. ORCID https://orcid.org/0000-0001-8417-0901 . E-mail: admpedagogialetras@gmail.com

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutora em Educação pela UFRN, professora do departamento de educação e do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA) CNPQ/UFS. ORCID https://orcid.org/0000-0001-9637-6616 . E-mail: aferrete21@gmail.com

Publicado

2024-05-24

Cómo citar

Marcos Batinga Ferro, Luiz Claudio Correia dos Santos, & Anne Alilma Silva Souza Ferrete. (2024). O Olhar Incluso na Formação Docente. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, (13). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/16905

Número

Sección

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade