INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS POR MEIO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS: RELATO E REFLEXÕES

Autores/as

Palabras clave:

, Idosos. Dispositivos Móveis. Inclusão Digital.

Resumen

RESUMO

 

Este artigo tem como objetivo apresentar um relato e reflexões de uma pesquisa com idosos pertencente a uma oficina de inclusão digital por meio do Smartphone. O texto é uma breve apresentação da pesquisa de doutorado em andamento. Os pressupostos teórico-metodológicos que utilizamos é a pesquisa-ação, quanto à abordagem, classifica-se como pesquisa qualitativa, que se caracteriza por sua relevância aos estudos das relações sociais devido à pluralização das esferas da vida. Deste modo, o intuito deste também é apresentar, um recorte das experiências vivenciadas durante as oficinas de tecnologias digitais móveis, implantada enquanto projeto de extensão da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNCISATI/Alagoas), com destaque para o grupo da oficina no WhatsApp. Para isso, defende-se o argumento de que por intermédio da interação, essa população considerada excluída possa resgatar seus valores humanos e ser ativa em tempos de Cibercultura.

 

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Biografía del autor/a

Cynara Maria da Silva Maria da Silva Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

@Doutoranda em Educação - Linha de Pesquisa:Educação e Comunicação.(UNIT/SE) @ Mestre em  Educação Brasileira –Linha de Pesquisa:Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.(UFAL) @ Membro do Grupo de Pesquisa Educação,Tecnologia da Informação e Cibercultura-(GETIC/UNIT/CNPq).@ Especialista em Ciências Humanas - Tecnologia em Educação. @ Pedagoga. Tecnologias, Educação a Distância, Dispositivos Móveis e Idosos.

Citas

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Publicado

2021-11-25

Cómo citar

Santos, C. M. da S. M. da S., Porto, C. de M., & de Oliveira, C. A. (2021). INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS POR MEIO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS: RELATO E REFLEXÕES. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15392

Número

Sección

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias