O ACESSO DAS MULHERES AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

Autores/as

Palabras clave:

Brasil, Discente, Ensino Superior, Reflexão, Mulher

Resumen

A construção do modelo atual de educação no Brasil percorreu um longo caminho histórico, que nem sempre esteve favorável à educação acadêmica feminina. Atualmente, o Estado brasileiro procura investir em políticas públicas que contribuam para democratizar o acesso ao ensino superior. Diante do exposto, este artigo busca responder a seguinte questão: Qual o perfil das mulheres discentes que ingressaram no ensino superior da Uneal em 2021.1? Para alcançar o objetivo proposto, o artigo traz uma abordagem qualiquantitativa com revisão teórica de dados principalmente da Uneal a partir de dados do ano de 2021. Como resultado da pesquisa pode-se ver que à trajetória educacional da mulher brasileira, de modo geral, passou por uma ascendente evolução, principalmente com crescente quantidade de matrículas de discentes mulheres no século XX, período em que a mulher (discente) tornou-se presença majoritária em todos os níveis de escolaridade, inclusive no ensino superior da UNEAL.

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Publicado

2021-11-25

Cómo citar

dos Santos, A. C., Barros, A. de A., & Nunes, A. K. F. (2021). O ACESSO DAS MULHERES AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15367

Número

Sección

GT12 - História da Educação