EDUCADORAS IMIGRANTES EM MASSACHUSETTS (EUA): TRAJETÓRIA, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES

Autores/as

Palabras clave:

Trajetória profissional, Saberes e práticas docentes, Imigrantes.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo apresentar aspectos da trajetória de três educadoras imigrantes no estado de Massachusetts (EUA), a fim de identificar as contribuições advindas da inserção delas no sistema educacional, tendo em vista que esse contexto, no estado de Massachusetts, é profundamente marcado pelo fato de muitos imigrantes de diversas partes do mundo se instalarem nele, especialmente brasileiros, provocando questões de justiça e igualdade. Sendo de abordagem qualitativa, a pesquisa possibilitou perceber a importância de haver educadores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de imigrantes e filhos de imigrantes. Tem-se como referência para este trabalho os conceitos de representação (HALL, 2013), saberes docentes (TARDIF, 2014), sociedade e indivíduo (ELIAS, 1994) e abordagem biográfica (AMORIM, 2009).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hilary Nayara de Oliveira Marques, Universidade Tiradentes

Graduanda em Letras Inglês.

Citas

AMORIM, S. S. Trajetória de Alfredo Montes, 1848-1906: representações da configuração do trabalho docente no ensino secundário em Sergipe. São Cristóvão: Editora: UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2009.

CUNHA, M. T. S. Do exercício de biografar professoras: de Amélia a Zuleica. In: VIDAL, Diana Gonçalves; VICENTINI, Paulo Perin (orgs). Mulheres inovadoras no ensino (São Paulo, séculos XIX e XX). Belo Horizonte (MG): Fino Traço, 2019. p. 9-11.

ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

ELIAS, N; SCOTSON, J. L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Tradução: Vera Ribeiro; tradução do posfácio à edição alemã: Pedro Süssekind; apresentação e revisão técnica: Federico Neiburg. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

HALL, S. The work of representation. In: HALL, Stuart; EVANS, Jessica; NIXON, Sean. Representation. Second edition. Sage: Singapore; The Open University: United Kingdom, 2013. p. 1-56.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência: diferentes concepções. Revista Poíesis: Volume 3, Números 3 e 4, 2005/2006. p.5-24.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. – Petrópolis, RJ: Editora: Vozes, 2014.

YANG, M. The American Dream: Immigration and Formation of Cultural Identity in the United States. Diálogos, 2020, v.24, n. 1, p. 178-201.

Publicado

2021-11-25

Cómo citar

de Oliveira Marques, H. N., & Amorim, S. S. (2021). EDUCADORAS IMIGRANTES EM MASSACHUSETTS (EUA): TRAJETÓRIA, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15179

Número

Sección

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)