O PAPEL DOS APLICATIVOS DE MENSAGENS INSTANTÂNEAS NA COMPLEMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS

Autores/as

Palabras clave:

Cibercultura, Ensino, Aprendizagem, Dispositivos móveis.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar o papel dos aplicativos de mensagens instantâneas na complementação das práticas educacionais. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, de caráter qualitativo, baseada nas contribuições teóricas de Bruzzi (2016), Porto; Oliveira e Chagas (2017), Santaella (2003), Lemos (2020), entre outros estudiosos. O trabalho estruturou-se a partir da elaboração da pergunta: Qual o impacto do uso dos aplicativos de mensagens instantâneas na consolidação das práticas educativas? Os resultados revelam que embora os mais jovens sejam nativos digitais e configurem suas práticas cotidianas com artefatos culturais da Cibercultura, eles não possuem fluência digital voltada para a autoaprendizagem. Deste modo, torna-se imprescindível a figura do professor mediador, que nas metodologias adotadas articula as práticas culturais da Cibercultura para a promoção da aprendizagem, de maneira eficaz e relevante. As considerações finais apontam que é necessário olhar para totalidade dos fatos como uma oportunidade de crescimento intelectual e aproximação de mecanismos que favorecem a aprendizagem mútua.

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Biografía del autor/a

Leidiana Bezerra Lima, Universidade Tiradentes

Mestranda em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT). Graduada em Pedagogia, pela Sociedade de Ensino Superior Amadeus - SESA; Pós-graduada em Gestão de pessoas e psicologia educacional, pela Sociedade de Ensino Superior Amadeus - SESA; Pós-graduada em Gestão escolar e coordenação pedagógica, pela Sociedade de Ensino Superior Amadeus – SESA; Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

Citas

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Publicado

2021-11-25

Cómo citar

Lima, L. B. (2021). O PAPEL DOS APLICATIVOS DE MENSAGENS INSTANTÂNEAS NA COMPLEMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 1(12). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/14941

Número

Sección

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias