A CIRCULAÇÃO E A DIFUSÃO DE IMPRESSOS PROTESTANTES NO BRASIL DURANTE A DÉCADA DE 70 DO SÉCULO XIX
Palabras clave:
História da Educação. Impressos. Brasil. Protestantismo.Resumen
Este trabalho objetivou compreender as estratégias de circulação e difusão de impressos protestantes durante a década de 70 do século XIX. A pesquisa desenvolvida foi amparada pelo aporte teórico-metodológico da Nova História Cultural e com o método indiciário, elaborado por alguns historiadores, como é o caso do italiano Carlo Ginzburg (2007). O Reverendo Alexander Latimer Blackford numa carta enviada para Richard Holden no ano de 1872, cita a possibilidade da inclusão de Novos Testamentos em uma escola noturna da Província de São Paulo. Em uma correspondência enviada por J. M. M. de Carvalho para a BFBS, são perceptíveis as ações dos colportores na circulação dos impressos protestantes no Brasil no ano de 1872. Assim, os indícios das estratégias de circulação dos impressos protestantes no Brasil demonstraram aspectos sócio-culturais do país numa época marcada pela hegemonia do Catolicismo no ideário popular.
Descargas
Citas
FONTES
BFBS Archives Indexes/BSAX. Cambridge: Cambridge University Library, 2010, 2012.
REFERÊNCIAS
CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. 2 ed. Lisboa: Difusão Editorial, 1988.
DARNTON, R. “História da leitura”. In: BURKE, Peter (Org.) A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.
ELIAS, N. O processo civilizador: Formação do Estado e civilização. 2ª ed. V. I. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.
GINZBURG, C. O fio e o rastro. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
LE GOFF, J. História e memória. Campinas: UNICAMP.1990.
TOCQUEVILLE, A. de. A democracia na América: sentimentos e opiniões. V. 2. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
WEBER, M. Ensaios de Sociologia. 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.
WEBER, M. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.