O TREM DAS PROFESSORAS: REFLEXÕES SOBRE AS IDENTIDADES NARRATIVAS DAS PROFESSORAS PRESENTES EM MÚSICAS BRASILEIRAS

Authors

  • George Emmanuel do Nascimento Araújo Universidade Tiradentes
  • Ada Augusta Celestino Bezerra

Keywords:

Profissão Professora, Música Brasileira, Mulher

Abstract

Neste paper tive o objetivo de exercitar uma rápida análise das relações entre narrativas ficcionais a respeito das personagens da professora e da normalista idealizadas em músicas nacionais com contextos histórico-sociais da educação brasileira. As músicas foram selecionadas sob o critério da existência representações do “papel” social da mulher na profissão docente. A delimitação temporal é 1750 até 1942. Também levei em consideração alguns textos acadêmico/científicos que já se dispuseram a tratar da mulher como sujeito/objeto da nossa história. Esses textos suportam teoricamente o objeto desse exercício: Sambas e chorinhos boêmios. Nesse texto, além de levantar questionamentos a respeito do “ideal de mulher” dos períodos históricos brasileiros, eu brinco e me divirto ao mesmo tempo que faço saber o leitor sobre as sátiras e ironias levantadas pelos vários “eus” líricos das poesias narradas nessas músicas de outrora. Notei que, apesar de muitas dessas músicas serem consideradas sexistas hoje, faziam parte de um “sonho helênico” do tempo de seus criadores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

George Emmanuel do Nascimento Araújo, Universidade Tiradentes

Mestrando em Educação - Linha Formação Docente, na Universidade Tiradentes (UNIT/SE). É professor licenciado em Letras - Inglês pela Universidade Tiradentes. Desenvolve pesquisa na grande área das Ciências Humanas, na sub-área da Educação e nas especialidades de Formação Docente e Gestão Escolar. Atualmente participa, como voluntário, do projeto TRANSEJA/OBEDUC/UNIT/CAPES. É Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professores (GPGFOP/UNIT/CNPq) e do Observatório de Educação da UNIT - CAPES. Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UNIT sob a orientação da Profa. Dra. Ada Augusta Celestino Bezerra entre 2013 e 2014. Foi bolsista de Iniciação Científica PROBIC/UNIT sob a orientação da Profa. Dra. Giovana Scareli entre 2012 e 2013.

Published

2018-10-24

How to Cite

do Nascimento Araújo, G. E., & Augusta Celestino Bezerra, A. (2018). O TREM DAS PROFESSORAS: REFLEXÕES SOBRE AS IDENTIDADES NARRATIVAS DAS PROFESSORAS PRESENTES EM MÚSICAS BRASILEIRAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9166

Issue

Section

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade