"CHEGUEI À UNIVERSIDADE, E AGORA?": UMA ABORDAGEM SOBRE PROPOSTAS DE FORMAÇÃO PARA A ESCRITA ACADÊMICA

Authors

  • Talita Santos Menezes Universidade Federal de Sergipe
  • Anderson Rosa da Silva Universidade Federal de Sergipe

Keywords:

Escrita Acadêmico-Científica, Adaptação Discente, Desafios, Estratégias Didático-Pedagógicas

Abstract

Adentrar no universo acadêmico e atender às exigências impostas por esse ambiente nem sempre é tarefa fácil para os estudantes recém-chegados do ensino médio. E quando o assunto é escrita acadêmico-científica, os desafios aumentam durante o processo de adaptação, uma vez que dessa atividade decorre, em grande medida, o bom desempenho em qualquer curso de graduação. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a necessidade de práticas de formação para a escrita acadêmica. O estudo, então, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, amparada em concepções teóricas defendidas por Chehuen Neto et al (2012), Koch e Elias (2012), Silva (2012), entre outros. Os resultados deste estudo permitem verificar como estratégias didático-pedagógicas podem auxiliar na superação das dificuldades enfrentadas pelos calouros nos períodos iniciais da graduação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Talita Santos Menezes, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Letras/Português pela Universidade Tiradentes (2011), especialista em Língua Portuguesa e Produção Textual pela Faculdade Pio Décimo (2013) e mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Área de interesse e pesquisa: produção e recepção (leitura) de texto e gêneros textuais na esfera acadêmica.

Published

2018-10-24

How to Cite

Menezes, T. S., & da Silva, A. R. (2018). "CHEGUEI À UNIVERSIDADE, E AGORA?": UMA ABORDAGEM SOBRE PROPOSTAS DE FORMAÇÃO PARA A ESCRITA ACADÊMICA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9148

Issue

Section

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)