O ESTUDO DOS POLIEDROS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E O MODELO DE VAN HIELE

Authors

  • Maria Cristina Rosa Universidade Federal de Sergipe
  • Marlize Santa Barbara

Keywords:

Livro Didático. Poliedros. Pensamento Geométrico. Teoria de Van Hiele.

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise sobre os Livros Didáticos de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental, aprovados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático(PNLD) em 2017, estabelece uma relação entre o estudo dos poliedros e os níveis de aprendizagem do Modelo de van Hiele. A questão investigada é: As imagens das atividades no estudo dos poliedros, nos livros didáticos de matemática, ajudam ao desenvolvimento do pensamento geométrico de acordo com a Teoria de van Hiele? A metodologia desta pesquisa teórica está fundamentada na teoria de van Hiele(1957) e nos estudos de Nasser(2010). A análise das atividades do conteúdo poliedros, do livro didático de matemática, permitiu concluir que o livro de matemática do 6º ano selecionado disponibiliza atividades para o aluno desenvolver o pensamento geométrico e avançar nos Níveis 0 e 1 da teoria vanheliana.

 

 

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Author Biography

Maria Cristina Rosa, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Matemática pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) Licenciada em Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) Especialista em Práticas Interdisciplinares em matemática pela Faculdade Dom Bosco, atualmente Mestranda do curso de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe – UFS

Published

2018-10-24

How to Cite

Rosa, M. C., & Barbara, M. S. (2018). O ESTUDO DOS POLIEDROS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E O MODELO DE VAN HIELE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9044

Issue

Section

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas