A ETNOMATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Keywords:
Matemática. Etnomatemática. Currículo. Educação MatemáticaAbstract
Este artigo objetiva demonstrar a importância do Programa Etnomatemática, associando-a como método de ensino para o enriquecimento da aprendizagem Matemática no ambiente escolar, respeitando os mais diferentes comportamentos e atividades de determinados grupos ou comunidades. A pesquisa bibliográfica serviu como referência para a construção deste artigo que apresenta uma discussão qualitativa, considerando aspectos que são significativos para o ensino da Matemática. O trabalho foi construído a partir das referências da Etnomatemática, buscando a compreender sua importância no Ensino de Matemática. Discute a Etnomatemática enquanto alternativa de ensino, retratando-a como modelo de reconhecimento das diferentes culturas imbuídas no processo pedagógico, não descartando o currículo formativo instituído como modelo atual, mas sim, relacionando-o na perspectiva de propiciar o melhoramento no ensino de Matemática.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.