OS ASPECTOS COGNITIVOS E AS EMOÇÕES NO APRENDIZADO DA LEITURA

Authors

  • Samla Cristiane Soares Rodrigues
  • Camilla Correia Freitas

Keywords:

Leitura. Aprendizagem. Neurociências. Cérebro. Emoção.

Abstract

O presente artigo aborda os aspectos cognitivos e a influência das emoções no aprendizado da leitura. Tem como objetivo contribuir com a difusão de como funciona o sistema da leitura no cérebro, para que metodologias de ensino sejam elaboradas  de maneira mais eficiente a fim de que sejam formados leitores proficientes que saibam utilizar a leitura para aprender. Através de estudo bibliográfico, das descobertas  das neurociências realizadas por autores como Stanislas Dehaene, António Damásio e Leonor Scliar-Cabral demonstramos os fatores cognitivos necessários para que o cérebro aprenda a ler e de que maneira as emoções, vividas no ambiente escolar, interferem  na formação dos leitores. Ficou evidenciado com esse estudo, que para a aprendizagem da leitura ocorrer de maneira profunda e rápida, é necessário que sejam realizadas atividades sensoriais que  ativam as diversas áreas da linguagem no  cérebro e que despertam emoções positivas. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Samla Cristiane Soares Rodrigues

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Especialista em Diversidade Linguística e o Ensino de Língua Portuguesa, pela Faculdade São Luís de França (2015). Graduada em Pedagogia pela Universidade Tiradentes (2017). Atualmente trabalha na Coordenação Pedagógica do SENAI/SE, com os cursos da modalidade EAD. E-mail: <samlasoares@outlook.com>.

Camilla Correia Freitas

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade em Propaganda pela Universidade Tiradentes, 2016. Técnica em Logística no SENAI/SE, 2017. Trabalha atualmente como docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/SE atuando nas áreas de comunicação, metodologia da pesquisa científica, administração e logística. E-mail: <camilla.correia@hotmail.com>.

References

DAMÁSIO, António. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. Tradução Laura Teixeira Motta; revisão técnica Luiz Henrique Martins Castro. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Tradução Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.

GRATIOT-ALFANDÉRY, Hélène. Henri Wallon / Hélène Gratiot-Alfandéry; tradução e organização: Patrícia Junqueira. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

SCLIAR-CABRAL, Leonor. Sistema Scliar de alfabetização: fundamentos. Florianópolis: LILI, 2013.

SIQUEIRA, Maity; ZIMMER, Márcia Cristina. Aspectos linguísticos e cognitivos da leitura. Revista de letras. Nº. 28 – Vol. ½ - jan/dez. 2006. Disponível em: <http://www.revistadeletras.ufc.br/rl28Art05.pdf>. Acessado em 20 de janeiro de 2018.

TASSONI, Elvira Cristina. Afetividade e a aprendizagem: A leitura e a escrita em foco. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino UNICAMP, Campinas: Junqueira&Marin Editores, livro 3, p. 3325-3336, 2012.

Published

2018-10-24

How to Cite

Rodrigues, S. C. S., & Freitas, C. C. (2018). OS ASPECTOS COGNITIVOS E AS EMOÇÕES NO APRENDIZADO DA LEITURA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8783

Issue

Section

GT7 - Educação, Linguagens e Artes